quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O HOMEM MORRE PELA BOCA

Literalmente o homem morre pela boca. 
Me pergunto quando foi que nos ensinaram na infância a diferenciar uma alimentação saudável e suficiente de uma alimentação deficiente de riqueza nutricional e energética? 
Comer por comer, desde quando isso é certo?

Eu falo por eu mesma, pois fui aprender a me alimentar corretamente há poucos anos atrás. E não posso nem culpar meus pais pelas minhas escolhas, pois eles sempre comeram regularmente bem, exceto pela nítida predisposição genética por doces que um lado da família dispõe. Fora isso, não fui criada com nenhum tipo de excesso.
O homem precisa adoecer para regrar-se positivamente? Precisa estar com taxas altíssimas de colesterol, glicose e ácido úrico para saber que precisa mudar os seus hábitos alimentares? 

De fato, a grande maioria precisa sim. 
Analisando o nosso país ultimamente, percebo que a tendência é ter que sofrer na pele alguns dramas que são nitidamente evitáveis. Ocorre que se não detivermos o controle de nossas vidas e de nossa saúde ninguém o assumirá por nós.

Viver bem e envelhecer bem não é tarefa fácil, requer abdicações, requer mudanças. Autodestruição só depende de excessos. Qualquer tipo de excessos.

O pensamento precisa mudar e os hábitos também. 
Cada um vive como quer e isso eu respeito muito, só tem um porém, enquanto muitos no final de suas vidas fariam tudo para voltar atrás e ter saúde novamente, você pode estar se destruindo lentamente. 

Já ouviram o antigo provérbio: “É através da boca que o homem cava a própria cova”?
Eu vos digo, uma pequena dose de perfeccionismo me mantém vigilante; é uma tarefa árdua e cansativa em determinados momentos, com recaídas e retomadas. Já experimentei dietas radicais, privações de carboidratos, dieta do Dr. Atkins, inúmeras coisas. No entanto, nenhum resultado perdurou por muito tempo.

Acabei aprendendo na marra que a reeducação alimentar é a melhor escolha e acabei descobrindo um universo novo, com muitas receitas deliciosas que nunca experimentara antes. Por outro lado, tem dias que dá vontade de não ir na academia, ou até vou, mas canso horrores, como ontem por exemplo. Dá vontade de comer muito bolo de chocolate e muita pizza.

Mas ao contrário do que você deve estar pensando no momento, eu não passo a vida me privando do que eu gosto de comer, apenas aprendi a regular as quantidades e a frequência de ingestão desse tipo de alimento. Mas ainda exagero às vezes, porque eu sou HUMANA. Contudo fica a dica: eu nunca me sinto bem depois dos meus exageros.

Um corpo saudável requer disciplina. Tenho boa saúde, meus exames são ótimos, sempre com níveis exemplares, porém eu tenho tendência para engordar. Então eu digo para você que como eu, tem a mesma tendência: ABRAÇA A CAUSA PORQUE ISSO DURARÁ O RESTO DA SUA VIDA, ISSO SE CHAMA GENÉTICA.

Um corpo saudável também tem direito a fazer desabafos. Mas como tudo na vida deve ser encarrado de forma positiva, ainda prefiro ter tendência ao engorde e ser saudável do que ser extremamente esguia e não ter forças para viver. Os extremos não são positivos, nem magreza sem saúde nem gordura mórbida.

Para finalizar, eu gostaria de dar outra dica para as leitoras: façam acompanhamento com endocrinologistas e/ou nutricionistas regularmente, no mínimo duas vezes ao ano. Isso ajuda muito, pois podemos medir nosso ganho muscular (massa magra), ganho de massa gorda e também saber como está nosso metabolismo.

Antes que eu esqueça, para você que como eu adora um blog ou um site interessante, acessem www.revistavitalite.com e sigam no instagram @revistavitalite, lá vocês encontram dicas diárias de alimentação e bem estar. Vale a pena conferir, eu já aprendi várias receitinhas legais de gelos e picolés para o verão.

 Magnólia Leal






Um comentário:

Comente aqui!!!! Deixe suas sugestões de temas.