sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A CONQUISTA DO BEM ESTAR ATRAVÉS DA MEDITAÇÃO


Alguém contestaria a premissa de que a vida é cheia de altos e baixos, oscilações positivas e negativas, ciclos finitos e ciclos incompletos?
Acredito que não, mas considero essencial saber identificar esses momentos, essas inconstâncias da vida e principalmente saber reagir diante de tais situações.

Seres inertes o próprio nome já define: não saem do lugar, pois estão submetidos à ausência de força que os impulsione. Pois é exatamente assim que não devemos permanecer, inertes.

Mas diga-se de passagem que não é uma tarefa fácil, simples e descomplicada o fato de saber reagir em períodos de incertezas, dúvidas e insatisfações. Se existisse fórmula muitos estariam longe da depressão, da falta de ânimo e sobretudo longe da Síndrome do Pensamento Acelerado, que é hoje o verdadeiro mal do século.
Não estou a dizer que seres ativos não estejam suscetíveis a essas oscilações. Definitivamente não. Penso que estão menos predispostos, visto que desempenham muitas atividades, que inclusive fornecem bem estar físico e mental.

Porém, resta uma margem de predisposição que atinge esses seres ativos em conjunto com os inertes. A diferença elementar entre os dois baseia-se no fato de que os ativos procuram alternativas suplementares na conquista do seu bem estar, podendo ou não obter êxito. Enquanto os inertes, sabem identificar as suas angústias, porém não conseguem sair do lugar, muito menos desempenhar atividades que os ajudem a superar as adversidades do dia a dia.

O movimento do corpo e da mente transforma o ser humano em um ser vivo e livre para poder alçar as suas conquistas, nem que seja apenas na esfera do pensamento.
Nossas vidas são complexas, são agitadas, nem tudo acontece no tempo em que acreditamos ser o certo, exigimos muito de nós mesmos o tempo todo.
Seres ativos e seres inertes atentem: quando essas exigências atrapalham a nossa rotina de bem estar, é hora de parar por um momento. 

Respire fundo algumas vezes, troque de pensamento, tente pensar em algo positivo, mude o que estava fazendo por outra atividade. Doutrine a sua mente por alguns minutos.
Torne o que estava fazendo ou pensando antes de sentir-se angustiado apenas quando não mais existir àquela sensação que antes o incomodara.

Para quem desconhece, essa prática é uma das várias formas de meditação existentes. Quanto mais a praticamos, mais qualidade de vida conquistamos. O único esforço exigido é a sua concentração, disciplina e força de vontade.

Lanço esse desafio maravilhoso para você leitor. Vale muito a pena.

Bom final de semana.



Um abraço especial. 
Magnólia Leal 

2 comentários:

  1. Ótimo post Magnólia! O que eu mais desejo é que as pessoas despertem para a vida desta forma assim como eu. Não é nada fácil trabalhar nossa mente para o positivo e absorver toda a energia positiva do universo a nosso favor, fazem dois anos que trabalho isso, pois era muuuito apegada, possessiva e zero de paciência. Mas, com as voltas da vidas, voltas essas para pior, como tragédias na família e tal tive que encontrar uma fonte de calma e encontro com o meu eu. E a meditação me trouxe, o querer mudar trouxe isso, e só agora, após dois anos trabalhando a mente e corpo posso dizer que consigo canalizar as energias, meditar e usar isso a meu favor e a favor dos outros. Pratico a meditação até no trabalho nas horas mais loucas e de extremo estresse como é o de costume em um agência de publicidade e editora, eu saio do caos e corro para o banheiro e fico lá uns 5 minutos respirando fundo, cantarolando uns mantras e depois retorno. As pessoas tem uma visão muito distorcida do meditar, e elas nem sabem que qualquer lugar é lugar, qualquer tempo que ficar respirando fundo e se concentrando já está a meditar. Muito bom, super recomendo.

    Adorei o textooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bom final de semanaaaa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem pratica a meditação consegue atingir equilíbrio emocional e autocontrole com o passar do tempo.É uma forma de conseguirmos ficar tranquilos e em paz por alguns minutos, centralizando bons pensamentos e energias. Pena que a maioria não esteja pronta para isso. Namastê Rosaura.

      Excluir

Comente aqui!!!! Deixe suas sugestões de temas.