sábado, 7 de março de 2015

Os Benefícios do Limão

Boa tarde leitoras !!!


A minha postagem de hoje foi retirada da revista VivaSaúde e trata sobre os Mitos e Verdades sobre o Limão. O texto é de Leonardo Valle e foi publicado no dia 05.03.2015 por Marília Alencar. 
Vale a pena conferir, pois o limão é uma fruta milagrosa para nossa saúde. 


Esqueça aquela história de que o limão pode provocar gastrite. A fruta tem ação alcalinizante durante a digestão, além de estar vinculada à prevenção de câncer e a queima de gorduras. Conheça as verdades e mentiras sobre o limão:

Provoca gastrite
Falso. Na realidade, o consumo da fruta incentiva a produção de carbonato de potássio no organismo, resultando na neutralização da acidez. Isso significa que, apesar do limão possuir ácido cítrico, ele acaba se comportando como um alcalinizante durante a digestão, não agredindo as mucosas do aparelho digestivo.


Queima gordura
Verdadeiro. A baixa quantidade de vitamina C no sangue está relacionada ao aumento da gordura corporal. Para completar, um estudo da Universidade do Arizona (EUA) sugeriu que os níveis de vitamina C no corpo ajudam na oxidação das gorduras, ou seja, estimulam a queima dos pneuzinhos como fonte de energia pelo organismo. Por esse motivo, é indicado o consumo da limonada após a prática de exercícios físicos, por exemplo.


Turbina a imunidade
Verdadeiro. A vitamina C participa da produção de linfócitos e glóbulos brancos, ajudando a multiplicar as defesas naturais do organismo. Com os anticorpos fortalecidos, a chance daqueles microorganismos causadores de doenças conseguirem se instalar é menor. É por esse motivo que o limão é geralmente associado à prevenção de gripes e resfriados.

Pode prevenir câncer

Verdadeiro. A casca do limão possui um composto químico oleoso chamado d-limoneno. Segundo especialistas, a substância seria capaz de proteger o ciclo de vida das células normais, prevenindo, assim, qualquer tipo de alteração ou reprodução anormal. Outro aspecto importante é que o limão possui ação antioxidante, combatendo os radicais livres em trânsito pelo organismo. Dessa forma, ele evita que os radicais agridam o DNA e provoquem alterações.
Fortalece ossos
Verdadeiro. Isso se deve a sua quantidade significativa de fósforo na fruta. O fósforo influencia na absorção do cálcio quando ambos encontram-se no intestino. Após a absorção, o cálcio será depositado nos ossos, prevenindo a osteoporose e problemas nas articulações. Estima-se que é necessária a proporção de uma quantidade de fósforo para duas de cálcio para que a absorção do segundo mineral seja eficiente.

Prende o intestino
Falso. Na realidade, o limão possui fibras para dar e vender. A parte branca entre a casca e a polpa, por exemplo, é rica em pectina. Essa fibra, classificada como solúvel, se transforma em uma espécie de gel quando consumida com líquidos como a água, ajudando a mandar embora gorduras e toxinas por meio das fezes. E ainda, para completar, o seu bagaço é rico em celulose, fibra insolúvel que aumenta o peso do bolo fecal, acelerando o trânsito intestinal.

Só vejo vantagens para aumentarmos o consumo do limão. Nossa saúde agradece. 

Bom final de semana!!



Bjosss. Magnólia Leal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!! Deixe suas sugestões de temas.