quinta-feira, 19 de março de 2015

A Falsa Idade

Atualmente eu me encontro com 28 anos e não vejo problema algum em revelar a minha idade, e antes mesmo que você me diga que isso se deve ao fato de eu ainda ser jovem, pretendo primeiramente nunca escondê-la de mim mesma.
Sou de uma geração que foi educada com a seguinte lição: “Perguntar a idade alheia é falta de educação”.
Engraçado, todas as pessoas que nascem com vida enfrentarão naturalmente o passar dos anos, irão crescer e se desenvolver e um dia enfrentarão a morte. Ou seja, envelhecer é o sucedâneo cronológico e natural da vida humana, exceto pessoas que infelizmente morrem jovens.      

Então eu me pergunto, porque tamanha resistência em revelar a própria idade? Porque as pessoas possuem tanto medo de envelhecer?

Creio que a vaidade humana é capaz de inverter até a mais nobre das virtudes, que é a aceitação e amor próprio.
Mas não se preocupe, não sairei por aí perguntando a idade das pessoas. Apenas montei está reflexão pois lembrei de um momento da minha infância em que perguntei pro meu pai como era envelhecer, pois eu não me imaginava e ainda não me imagino na velhice.

Com muita simplicidade ele me respondeu: Minha filha, pois você sabe que a gente nem sente passar o tempo, pra mim eu ainda sou o mesmo com um corpo mais velho, as mudanças físicas e a natureza são tão perfeitas que você vai mudando aos poucos e quando percebe já está com 80 e poucos anos de idade.
O pai tinha uma mania contrária a da maioria das pessoas, ao invés de diminuir a idade ele sempre a aumentava em um ano. De fato, ele era tão esclarecido com isso que não se importava em confessar a própria velhice. 

Pra mim ele foi um exemplo de que a idade está na cabeça das pessoas e que não devemos criar tabus, tampouco tentar escondê-la, pois essa é uma questão em que a pessoa mente pra ela mesma; na minha opinião não existe pior mentira.

A beleza está em conhecer e poder conviver com certas pessoas idosas que nos dão inúmeras lições de bem viver, que simplesmente vivem melhor que muitos jovens, que possuem ânimo e disposição diária para enfrentar cada amanhecer, que apesar do corpo muitas vezes debilitado não ficam só reclamando da vida nem dos seus dessabores.  

Portanto, tudo é uma questão de escolha, você que detém o poder de escolher o tipo de vida que deseja levar. Lute, tenha fé, envelheça e seja feliz.  

Viver muitos anos não é sinônimo de bem viver. Viver bem a cada dia, eis a alegria em envelhecer.
Num piscar de olhos o tempo passou. Trate os idosos com respeito e amor, sob pena de um dia sofreres da mesma dor.  O que você dá você recebe de volta.

Boa noite.

Magnólia Leal  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!! Deixe suas sugestões de temas.