sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

A solidão como um mecanismo de autoajuda



A solidão entendida como o ato (ação) de sentir-se só e não somente como o fato (acontecimento) de estar só é um sentimento abrangente que permite o autoconhecimento. Podemos usar a solidão em benefício próprio, assim como podemos usar esse sentimento para a nossa  ruína. Tudo depende de como pensamos e do quanto nos conhecemos.

Há quem diga nunca sentir-se só por mais sós que sejam, associam a solidão com seu estado de ânimo mental, ou seja, já são pré-dispostos ao isolamento e sentem-se bem assim. Pessoas desse tipo interagem com o meio com dificuldade, não se encaixam socialmente, são inconstantes e possuem poucas amizades.

Em contrapartida, há os que sentem-se completamente sós e associam a solidão com seu estado de ânimo emocional. Pessoas assim, interagem mais com o meio e são consideradas sociáveis. Mas tudo depende de como está o emocional delas, pois se estão em equilíbrio, sentem-se bem (sozinhas ou não). Já se estão em desequilíbrio com suas emoções, sentem-se completamente sozinhas (sozinhas ou não). Notaram a diferença?

Se a solidão deriva de um estado de ânimo emocional, esta tende a ser transitória, oscilando conforme as nossas emoções. Porém se derivar do estado de ânimo mental (racional e seletivo), esta não oscila com frequência, pois a própria pessoa escolhe racionalmente isolar-se. 

O que importa é que tanto sentir-se só como permitir-se a ficar só, nem que seja alguns minutos por dia, nos possibilita o autoconhecimento e autoanálise. Dessa maneira, é possível direcionarmos os pensamentos para o nosso "ser interior" . Torna-se mais fácil descobrirmos qual a nossa essência e quem realmente somos, quando refletimos sobre isso. 

A solidão pode ser o mecanismo de ajuda que lhe faltava para enfrentar suas questões pessoais, principalmente se você possui alguma insegurança. Por exemplo: insegurança ao falar em público (apresentar palestras e expor ideias) e insegurança para conversar em outro idioma, etc. 

Assim,  se você mudar de postura e começar a enfrentar algumas questões sozinho, poderás identificar como você reage diante de circunstâncias que te fazem estremecer. Passar as mesmas situações com alguém ao seu lado, também pode ser encorajador e é bem possível que te ajude a vencer  medos e a derrotar os seus monstros.

Porém, é essencial que nos habituemos a ter alguns momentos de introspecção. Vivemos em conjunto numa determinada sociedade, mas não estamos sempre rodeados de pessoas (familiares, amigos) para nos ajudar em todas as ocasiões que requeremos.

Em algum momento, vamos nos deparar sem ninguém ao nosso lado, diante do manancial de circunstâncias que a vida nos oferece. Neste momento, temer significa retrocesso e seguir em frente, significa expansão pessoal. Você é quem detém o controle ou descontrole da sua vida.

Para que os seres humanos vivam melhor em conjunto eles precisam se entender sozinhos.
Portanto, sem reflexão não existe autoconhecimento e muito menos amor próprio. 

A profunda solidão advém das almas que permitem-se a desfrutar de alguns momentos de reflexão.

Tenham uma ótima sexta-feira !!!!
Beijos e Abraços.

Magnólia


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!! Deixe suas sugestões de temas.